Aplicativo Desafio Sebrae

12-07-2012

O Desafio Sebrae é um jogo de empreendedorismo que, há mais de 10 anos, coloca os alunos universitários da América Latina em uma simulação de atuação e concorrência entre empresas virtuais. Desde que foi criado, há 12 anos, são mais de um milhão de participantes que montam seus empreendimentos e participam de todas as etapas necessárias dos processos decisórios que definem um negócio. O bacana do jogo é que os eventos e os dados são “reais”, ou seja, emulam situações possíveis do mercado, então o usuário absorve um conhecimento que, geralmente, só se adquire na prática.
O nosso desafio neste projeto foi adaptar uma linguagem, originalmente construída para Desktop, para mobile, tendo em mente que o estudante precisa, facilmente, reconhecer e navegar no jogo do seu smart phone ou tablet. Para isso, tivemos que analisar cada etapa do jogo: Produção, Gestão de Pessoal, Diretoria, Marketing, Pesquisas, Bancos e outras estruturas essenciais para uma empresa. O papel de cada área foi estudado, e assim definimos quais eram os botões necessários, o fluxo de navegação e o wireframe do aplicativo.
O layout tinha que ser limpo e de fácil compreensão, então criamos uma estrutura que conversava com a comunicação visual do Desafio Sebrae. Somente a vista aérea do mapa foi ilustrada em 3D pela nossa equipe. Como o estudo iconográfico para aplicativos é uma fase bem importante, para o app nossa equipe de Concept ilustrou ícone a ícone, para poder transformar cada etapa do jogo em algo reconhecível e relacionável.
Para gerenciar um trabalho dessa complexidade utilizamos o Scrum, um processo usado para o gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software. Isso na prática significou muitos post its coloridos cobrindo as poucas paredes da Seagulls Fly. Este processo foi determinante para um desenvolvimento organizado e ponderado do aplicativo, onde conseguimos controlar a produção de cada módulo do aplicativo, de forma a garantir sua integração. Dedicamos muitas horas de análise, testes de performance, testes de dispositivos, simulações de jogos, que asseguraram um aplicativo otimizado e multi-plataforma (ios e android).

As inscrições já terminaram e o Desafio Sebrae já começou. Seu download é gratuito, para os usuários cadastrados, tanto na App Store quanto no site Playandroid.com.
Ficha Técnica:
Cliente: Coppe-UFRJ/Sebrae
Coordenação Geral: Mauricio Guedes
Equipe Técnica: Antonio Moreno, Bruno Amorim, Eduardo Marinho, Lucimar Dantas, Marcelo Cunha, Regina Fátima Faria e Tatiane Goulart
Equipe de Desenvolvimento e Design: Anderson Nascimento, Ayrton Corrêa, Claudio D’Ipolitto, Heraldo Junior, Luís Fernando Oliveira, Manoel Guedes, Marcelo Justo, Marcus Dohmann, Sully Ceccopiere e Thiago Soares.
Desenvolvimento mobile: Seagulls Fly
Autor original: Armando Leite